LONGBOARDERZ
LONGBOARDERZ
LONGBOARDERZ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
Speed wobble...o que achas deste fenomeno? BUTTONS_HOMEPortalInícioLBZ TVSpeed wobble...o que achas deste fenomeno? BUTTONS_PHOTOSÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Speed wobble...o que achas deste fenomeno?

Ir para baixo 
+7
Joana
gabe
Rafinha
pedro"streetsurfer"
Su
z-dog
Guivans
11 participantes
AutorMensagem
OLD
I support LBZ
OLD


Número de Mensagens : 2331
Idade : 50
Data de inscrição : 03/06/2008

Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Re: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? EmptySeg 22 Jun 2009, 18:23

Bem, o que eu penso é que depende de vários factores, em primeiro a velocidade porque obviamente a queda será proporcional à velocidade a que nos deslocamos, em segundo a intensidade do "abanão", em terceiro o "sangue-frio" para acalmar a tábua.
No caso do video, e tendo em conta estes factores era dificil o tipo conseguir equlibrar-se, até porque a posição dele não me parece a melhor.

Ao longo dos anos já passei muitas vezes por estes abanões, e é muito dificil escapar sem cair, embora num longboard me pareca bem mais dificil de ocorrerl do que num pequenino por razóes obvias de estabilidade.

Há situações em que é praticamente impossivel não cair, imaginem dropar um half-pipe e sentir o abanão no fim da transição para o flat, acontece com alguma frequência, especialmente numa fase inicial, como lidar com aquele desiquilibrio àquela velocidade endireitar e enfrentar a subida repentina? praticamente impossivel.

O aperto dos trucks também é determinante para este efeito, dado que uns trucks desapertados ficam desde logo mais vulneráveis para o fenómeno.

Quanto ao rider, a calma pode ser determinante para evitar a queda, mas isto para os abanões que começam ligeiros, e onde a calma pode fazer a diferença entre estabilizar o skate ou a falta da mesma provocar um aumento da instabilidade, não é o caso do video, em que o safanão inicial é já forte o suficiente para que se perca o equilibrio de uma forma quase irreversivel

Finalmente a velocidade, não queria dizer que a partir dos 40 ou 50 é diferente porque isso vai depender da experiencia de cada um, para alguns ocorrer isto a 20 é um drama, para outros mais experientes só é dramático a velocidades bem mais avantajadas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vimeo.com/old
13

13


Número de Mensagens : 46
Idade : 47
Data de inscrição : 16/03/2009

Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Re: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? EmptySáb 20 Jun 2009, 15:16

mestrex escreveu:
Pois a minha primeira queda não sei se foi um speed wobble ou não, sei que a parte de trás ficou muito instável ao ponto de eu mandar um grande tralho que só agora passado 3 meses é que já consigo mexer o braço como deve ser.
Causas, ter 2 semanas de skate e que em horas nem 8 devia dar e achar que era o maior skater do da aldeia, que por acaso até sou porque em Rio de Moinhos do Sado só eu é que ando de longskate. Laughing Laughing Laughing Laughing

lol! lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
http://outlet13ericeira.blogspot.com
Nuno.Silv@

Nuno.Silv@


Número de Mensagens : 631
Idade : 53
Data de inscrição : 26/02/2009

Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Re: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? EmptySáb 20 Jun 2009, 10:21

Pois a minha primeira queda não sei se foi um speed wobble ou não, sei que a parte de trás ficou muito instável ao ponto de eu mandar um grande tralho que só agora passado 3 meses é que já consigo mexer o braço como deve ser.
Causas, ter 2 semanas de skate e que em horas nem 8 devia dar e achar que era o maior skater do da aldeia, que por acaso até sou porque em Rio de Moinhos do Sado só eu é que ando de longskate. Laughing Laughing Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
13

13


Número de Mensagens : 46
Idade : 47
Data de inscrição : 16/03/2009

Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Re: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? EmptySáb 20 Jun 2009, 08:22

Tenho muito pouca experiência (quase nenhuma) em velocidade, mas recordo-me perfeitamente que quando caí a última vez por causa de um wobble, antes de o sentir na minha cabeça passou-me a seguinte ideia "acho que vou um pouco depressa demais" e de seguida WOBBLE e CHÃO!!!

Depois de ter contado a experiência aqui no forum e um de vocês me ter dito que era psicológico, no mesmo local que caí consegui ir um pouco mais depressa sem que isso me acontecesse pois me sentia mais confiante, fiz mais peso no pé da frente e siga.

Muito provavelmente se tivesse rodas mais largas e o eixo dos trecos fossem igualmente mais largos, talvez conseguisse ir um pouco mais depressa pois teria mais estabilidade, isto se o psicológico não me dissesse novamente "acho que vou um pouco depressa demais".

Se soubesse como fazer slides controlados e travar de forma controlada com velocidade, sei que não me passaria pela cabeça tal pensamento.

Claro que todos os factores contam, a nossa experiência, o factor psicológico, o nosso equipamento (skate, trecos e rodas) e a sua afinação.
Ir para o topo Ir para baixo
http://outlet13ericeira.blogspot.com
pedrosands

pedrosands


Número de Mensagens : 265
Idade : 49
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : Cruising, dancing, cross-steping, carving
Data de inscrição : 23/03/2009

Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Re: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? EmptyQui 18 Jun 2009, 05:49

Tenho a experiência de ter passado por 2 woobles, que pude considerar mesmo woobles.

Um correu bem, pq relaxei, aliviei a tensão do pé de trás, aproximando-o do da frente, descontraí e baixei ligeiramente o centro de gravidade do corpo. O outro correu mal e o meu braço deixou metade da pele no aslfalto.

A combinação da altura era uma dervish com uns trucks paris 180mm bastante flexíveis para pumping e carving. Devia estar doido!!

Mas como já disseram anteriormente serviu de lição.
Ir para o topo Ir para baixo
Guivans
I support LBZ
Guivans


Número de Mensagens : 2875
Data de inscrição : 03/06/2008

Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Re: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? EmptyQui 18 Jun 2009, 04:43

Fixe...ja aqui temos umas boas opinios reunidas!

Eu por acaso nunca sofri desse mal...pelo menos de abanoes que se podessem chamar de wobble. Ja senti umas pequenas oscilacoes, mas nada com a amplitude das que estao documentadas no video por exemplo...
Ha aqui 2 variaveis condicionantes e que ja foram referidas...o material e o rider(psico e fisicamente)!
Existem alguns defensores de que o problema esta em ter 2 trecos iguais, a frente e atras, e que por esse facto, oscilam com a mesma frequencia e a sensacao duplica...justificam-se dando o caso da EVO, com nose e tail com graus diferentes, numa outra combinacao muita famosa que é a base dos RandalDH atras(35º) e Randal normal a frente (50º), casos em que de facto n se ouve muito falar de woble...
Mas tambem ha casos de quem pratique DH com trecos super convencionais...desde Randal 180, Paris,e no extremo, uns independent 215...

Vamos la teorizar a coisa...so faz bem ao cerebro!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Joana

Joana


Número de Mensagens : 335
Idade : 40
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : flat devagarinho
Data de inscrição : 09/07/2008

Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Re: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? EmptyQui 18 Jun 2009, 04:11

Sim... Também me parece que material mais estável reduz a oscilação.

A primeira vez que senti foi num Loaded Hammerhead, a fazer uma descida onde anos atrás tinha sentido a mesma coisa de patins em linha. Ambas deram em grande trambolhão, no caso do skate as minhas primeiras marcas de guerra. Ainda lá não voltei... Shocked

A impressão que tenho é que à medida que te vais encaixando num skate e aprendendo a colocar o peso na tábua, vai deixando de acontecer. Também tenho a impressão de que fazer força para baixo evita que aconteça, mas se calhar estou a dizer um disparate e o truque é libertar peso...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.portugaldeskate.org
gabe

gabe


Número de Mensagens : 1135
Idade : 38
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : carving | dh
Data de inscrição : 05/01/2009

Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Re: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? EmptyQua 17 Jun 2009, 17:25

o speed wobble, pra quem começa, acho q é inevitavel. e é um bom 'wake up call' para futuros imprevistos. e mm depois de mt tempo a andar cm vcs bem sabem ele tende a aparecer sp de vez em qd certo? AINDA nao caí com nenhum, espero q nunca aconteça, ate pq cm o ze to dizia, boa parte é psicologico. concentraçao, sangue frio, e ja alguma tecnica adquirida à mistura e a coisa ja melhora bastante. apanhei valente susto no inicio, mas nao deu em nada. alias deu, fui logo falar com quem sabe lolol e das vezes seguintes ja me safei.

outra coisa importante, tal como o street dizia, é o material. eu so posso falar pela experiencia q tenho com o mako/holey trucks, e a vdd é q tal cm foi dito naquele outro topico sobre os tucks, tenho tendencia a velocidades mais altas me baixar ate ao tuck brasileiro +- pq é so ali em baixo q tenho a estabilidade q me deixa confortavel. suponho q com o tempo e a confiança a coisa mude, mas qd experiemntar mais material..acho q tb vai fzr a diferença.
Ir para o topo Ir para baixo
http://zukinha.deviantart.com/
Rafinha

Rafinha


Número de Mensagens : 23
Idade : 30
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : Free ride
Data de inscrição : 16/06/2009

Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Re: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? EmptyQua 17 Jun 2009, 15:31

ja me aconteceu no Luge, a maneira mais facil de ultrapassar o wooble nao e "lutar" contra ele mas tentar relaxar o maximo, porque quanto mais nos tentamos equilibrar mais chances ha de nos despistarmos, quando em aconteceu a primeira vez borrei-me todo, meti logo os pes no chao para travar mas depois foi algo que veio com a practica e confiança.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro"streetsurfer"

pedro


Número de Mensagens : 1429
Idade : 54
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : downhill, free ride, slalon
Data de inscrição : 22/01/2009

Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Re: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? EmptyQua 17 Jun 2009, 15:12

já me aconteçeu no iniçio de me amandar ao speed. em monsanto(primeira vez)
ia a 45 nem sei como o aguentei fiz força á frente nas pernas e nem sei como me safei
agora é difiçil aconteçer mas depende do skate, bushings, trucks.
material estável ajuda muito, mas a confiança ajuda mais se fores com medo de certeza vais ao chão,lol
digo eu
Ir para o topo Ir para baixo
Su
Admin
Su


Número de Mensagens : 3428
Idade : 43
Data de inscrição : 11/05/2008

Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Re: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? EmptyQua 17 Jun 2009, 14:37

o meu primeiro tralho foi por isso mesmo, no meu caso foi a inexperiência das primeiras skatadas (talvez a minha 5ª vez em cima de um skate), lançar-me numa estradinha que não conhecia, tentar o pumping mal e porcamente, o skate começou a ganhar velocidade, pois a estrada era um pouquito inclinada, e pimbas... bati com a carola no chão e quase fiz a esparregata. E ia devagarinho (claro que na altura parecia que ia a abrir lolol), mesmo assim fiquei à rasca da perna e do pulso. Tb ajudou a forma que saltei do skate... não corri pflaster inevitável um valente tralho!

Hoje digo que aquele tralho foi ridiculo onde foi e como foi, mas, a inexperiência tb tem destas coisas. Mas tb valeu para aprender o que não devo fazer Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://thelongboarderz.com
z-dog
Fundador
z-dog


Número de Mensagens : 2213
Idade : 41
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : carving, downhill
Data de inscrição : 25/02/2008

Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Re: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? EmptyQua 17 Jun 2009, 12:13

assusta claro... kuando vou a 50 60 ou 70 ou tento mais k 80.. tento n pensar nisso.. pk se pensar.. mais depressa ele vem... é psicologico na minha opiniao..
claro que tb tem tecnica.. e aquilo que digo a alguem depois de ter tido essa expriencia (e ainda se mete de pé.. n foi o caso do leo.. vejam "leo´s crash" no youtube) é para no caso de o começarem a sentir colocar o peso no eixo da frente do skate.. sobre a perna que vai a frente no skate.. libertando quase totalmente o peso na perna de tras...

n é de todo irrelevante.. pk se eu soubesse k n havia wobble.. vestia fato de mota e dava 300 lol... mas ele.. este wobble.. parece estar SEMPRE presente... e aparece SEMPRE quando passamos o nosso limite...... Very Happy

esta é a minha teoria
Ir para o topo Ir para baixo
http://thelongboarderzforum.com/portal.htm
Guivans
I support LBZ
Guivans


Número de Mensagens : 2875
Data de inscrição : 03/06/2008

Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Re: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? EmptyQua 17 Jun 2009, 11:26

Mas assusta-te?
Ja te aconteceu?
Achas que ha forma de lidar com ele?
Tens alguma teoria sobre este fenomeno?
Pensas que faz parte e como tal achas irrelevante?
Ir para o topo Ir para baixo
z-dog
Fundador
z-dog


Número de Mensagens : 2213
Idade : 41
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : carving, downhill
Data de inscrição : 25/02/2008

Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Re: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? EmptyQua 17 Jun 2009, 11:17

isto é o nosso limite! se n fosse este fenomeno andava-mos todos igual.. ou dava-mos todos 120km h lol

ajuda a causar adrenalina..... hehehe wobble...
Ir para o topo Ir para baixo
http://thelongboarderzforum.com/portal.htm
Guivans
I support LBZ
Guivans


Número de Mensagens : 2875
Data de inscrição : 03/06/2008

Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? EmptyQua 17 Jun 2009, 10:55

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty
MensagemAssunto: Re: Speed wobble...o que achas deste fenomeno?   Speed wobble...o que achas deste fenomeno? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Speed wobble...o que achas deste fenomeno?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O que andas a ouvir?
» Landyachtz Drop Speed
» Randal Speed Trucks
» Arrabida speed
» Speed Addicted

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
LONGBOARDERZ :: GERAL :: Discussão geral...-
Ir para: