LONGBOARDERZ
LONGBOARDERZ
LONGBOARDERZ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
Dervish em carbono BUTTONS_HOMEPortalInícioLBZ TVDervish em carbono BUTTONS_PHOTOSÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dervish em carbono

Ir para baixo 
+6
Guivans
Tiago Reis
Pedro Santos
goncalo.cardoso
caria
MrMoon
10 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
MrMoon

MrMoon


Número de Mensagens : 25
Idade : 41
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : Carving, Freeride, DH
Data de inscrição : 13/11/2009

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptySex 19 Mar 2010, 10:21

Acabei por fazer uma tabua do estilo Nemesis, ficou muito fixe. Mas achei que algo estava errado por isso decidi partir a tabua para ver se tinha pontos fracos. Ja vi onde fiz asneira e agora vou tratar de mudar o design para fazer as alteraçoes necessarias.

Ja tenho algumas fotos e vou por aqui para a malta ver.

Abraços
Moon
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.Silv@

Nuno.Silv@


Número de Mensagens : 631
Idade : 53
Data de inscrição : 26/02/2009

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyDom 07 Fev 2010, 06:28

e fotos desta machine há para ver?
Ir para o topo Ir para baixo
MrMoon

MrMoon


Número de Mensagens : 25
Idade : 41
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : Carving, Freeride, DH
Data de inscrição : 13/11/2009

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptySáb 05 Dez 2009, 07:08

Olá pessoal,

Tenho o contraplacado humedecido em água quente para ser moldado (vai à moda antiga).
Infelizmente não posso fazer mais nada até janeiro pois estou em exames e para a semana que vem regresso
a Portugal para as festas.

Por isso deixo votos de feliz natal e boas entradas para todos os Longboarderz.

Um abraço,
MrMoon
Ir para o topo Ir para baixo
MrMoon

MrMoon


Número de Mensagens : 25
Idade : 41
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : Carving, Freeride, DH
Data de inscrição : 13/11/2009

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyQui 26 Nov 2009, 11:30

Boas,

Eu escolhi a dervish pois tenho uma e estou super satisfeito com o comportamento da tábua.
Cheguei a considerar outros modelos mas decidi-me pela tábua da Loaded.

Quem sabe mais tarde não faço outra coisa, para já o importante é ter uma base de comparação para ver se este metodo de construção funciona, por isso, se eu fizer a dervish tenho sempre a original para comparar o desempenho.

Depois do processo concluido, conforme eu já disse, fica aqui registado tudo que correu bem e tudo que correu mal para que cada um de voces possa fazer a prancha que gosta da forma que quiser e como achar que funciona melhor, seja ela uma dervish com mais concave, uma SC8 Race X1 ou uma ripa de madeira com rodas.

Abraço,
MrMoon
Ir para o topo Ir para baixo
Guivans
I support LBZ
Guivans


Número de Mensagens : 2875
Data de inscrição : 03/06/2008

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyQui 26 Nov 2009, 07:04

Eu no teu caso n utilizava o molde da Dervish, no que ao concavo diz respeito!
O shape e facilmente igualavel, e uma opcao valida, mas eu metia mais concavo do que a dervish traz!
Ir para o topo Ir para baixo
MrMoon

MrMoon


Número de Mensagens : 25
Idade : 41
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : Carving, Freeride, DH
Data de inscrição : 13/11/2009

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyQui 26 Nov 2009, 05:44

Boas Nuno,

Sim o molde é feito é feito em fibra de vidro mas a superficie de contacto tem de ser feita em gel-coat para ser polido com a cera que permite soltar a peça e dar um acabamento perfeito.

O problema foi que envolvi a dervish original num plástico flexivel para ao aplicar o tal gel-coat e depois a fibra de vidro por cima, mas o gel-coat reagiu com o plástico e começou a fazer rugas e bolhas de ar, destruindo qualquer possibilidade de um bom acabamento no molde.

Vou tentar outros materiais, mas se nenhum deles der o resultado que procuro vou moldar o contraplacado em vapor d'agua e depois o vacuuo com o carbono faz o resto.

Abraço,
MrMoon
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno42

Nuno42


Número de Mensagens : 515
Idade : 37
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : dh inline, dh skate
Data de inscrição : 14/08/2009

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyQui 26 Nov 2009, 05:30

O ideal para tirares o molde é mesmo fibra de vidro... claro que tens que usar desmoldante...
Ir para o topo Ir para baixo
MrMoon

MrMoon


Número de Mensagens : 25
Idade : 41
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : Carving, Freeride, DH
Data de inscrição : 13/11/2009

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyQui 26 Nov 2009, 05:26

Boas,

Depois de testar o flex nos três testes que fiz decidi que o melhor resultado que obtive foi com as oito camadas de fibra uni-direcional. Fica sensivelmente com as mesmas caracteristicas que a dervish flex 2.

Continuo na luta de fazer o molde pois tentei tirar um molde da minha dervish mas o plástico flexivel em que a embrulhei reage com o catalizador do gel-coat. Assim que descobrir um plástico que não reage eu aviso.

No que diz respeito a fotos, já tirei algumas mas o dono da máquina ainda não me enviou as mesmas.

Um abraço,
MrMoon
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno42

Nuno42


Número de Mensagens : 515
Idade : 37
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : dh inline, dh skate
Data de inscrição : 14/08/2009

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptySeg 23 Nov 2009, 11:59

Porque não tens acesso aos materiais? não é dificil encontrar fibra de carbono e resina epóxida Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Santos

Pedro Santos


Número de Mensagens : 269
Idade : 46
Data de inscrição : 24/06/2009

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptySeg 23 Nov 2009, 03:03

esta em carbono???
SC8 Race X1 acho é gostava de ver-la feita dessa forma.

alias tenho eu pena de não ter acesso aos materiais, se não poria eu mãos a obra, para conseguir algo não explicitamente igual mas muito idêntico.
Ir para o topo Ir para baixo
PortugaldeSkate

PortugaldeSkate


Número de Mensagens : 1241
Idade : 50
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : jogo da malha
Data de inscrição : 22/03/2008

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyDom 22 Nov 2009, 19:27

Na minha fraca opinião acho que ainda ha muita coisa por ser feita...
Quer no carbono na madeira ou eu outro material qualquer... ainda ha muita coisa para ser explorada.

Mas esta é a minha opinião!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.portugaldeskate.com
Convidad
Convidado
Anonymous



Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyDom 22 Nov 2009, 18:57

Para mim carbono only for SERIOUS DOWNHILL RACING... seria mais justificavel o investimento.

Mas nao concordo que seja algo do passado... pelo contrario! como o tipo diz no final.

Agora sem duviva que o bamboo, a madeira ou foam e que dao alma a um skate e na minha opiniao nem tanto a fibra... A fibra e um suporte, um reeinforcement.
Ir para o topo Ir para baixo
OLD
I support LBZ
OLD


Número de Mensagens : 2331
Idade : 50
Data de inscrição : 03/06/2008

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyDom 22 Nov 2009, 17:00

Vejam este link

http://www.14degrees.org/en/index.php?page_id=552

uma opinião diferente sobre decks em carbono de um reputado e experiente Long Distance Pumper.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vimeo.com/old
PortugaldeSkate

PortugaldeSkate


Número de Mensagens : 1241
Idade : 50
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : jogo da malha
Data de inscrição : 22/03/2008

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyDom 22 Nov 2009, 15:00

Boas...

Vou opinar aqui um site para quem gosta de ver coisas bonitas em carbono!!!

www.venturiboards.com

Espero que gostem!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.portugaldeskate.com
MrMoon

MrMoon


Número de Mensagens : 25
Idade : 41
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : Carving, Freeride, DH
Data de inscrição : 13/11/2009

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyDom 22 Nov 2009, 14:34

Boas,

Eu estou bastante contente com a minha dervish e por isso é que vou fazer uma réplica.
Mas conforme disse isto é de certa forma um teste. Se resultar posso pensar em outras tábuas de diferentes tamanhos e formatos.

Se tiveres alguma sugestão de tábua avisa para eu dar um vista de olhos.

Obrigado.

Um abraço,
MrMoon
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
Anonymous



Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyDom 22 Nov 2009, 11:04

Mas a dervish e tao estreita... e o concavo nada de especial! Mas o camber esta bem...
Ja que vais investir inspira te noutra coisa... digo eu
Ir para o topo Ir para baixo
MrMoon

MrMoon


Número de Mensagens : 25
Idade : 41
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : Carving, Freeride, DH
Data de inscrição : 13/11/2009

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyDom 22 Nov 2009, 10:15

Boas,

Este fim-de-semana comemorei mais um aninho por isso não fiz nada de produtivo.

Já arranjei uma máquina para tirar umas fotos e na terça feira vou começar a fazer o molde e se tudo correr bem, à noite já devo ter umas fotos para pôr aqui.

Decidi ir pela via mais fácil e fazer o molde atravéz da minha dervish original.
Logo de vê como corre.

Até terça.

Um abraço,
MrMoon
Ir para o topo Ir para baixo
MrMoon

MrMoon


Número de Mensagens : 25
Idade : 41
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : Carving, Freeride, DH
Data de inscrição : 13/11/2009

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyQua 18 Nov 2009, 12:22

Boas pessoal,

Queria pedir desculpa por ainda não ter posto aqui umas fotos, mas não consegui arranjar um máquina para usar.

Recebi também uma dervish nova por correio e nem pus a pata na faculdade....

Assim que tiver acesso a uma maquina ponho logo aqui fotos de tudo, porque enquanto não tiver fotos não avanço com nada pois quero tudo documentado para quem quiser fazer igual corrigigir eventuais erros que eu cometa.

Abraço e bom carving,
MrMoon
Ir para o topo Ir para baixo
MrMoon

MrMoon


Número de Mensagens : 25
Idade : 41
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : Carving, Freeride, DH
Data de inscrição : 13/11/2009

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyQua 18 Nov 2009, 12:17

Nunca esperimentei um kite. Deve ser altamente em dias de vento. Usas uma asa tipo kitesurf?

Mountainboarding é muito à frente mas quando basei de Angola deixei lá ficar o meu.

Sou adepto de quase tudo que tenho prancha...

Abraço,
MrMoon
Ir para o topo Ir para baixo
PortugaldeSkate

PortugaldeSkate


Número de Mensagens : 1241
Idade : 50
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : jogo da malha
Data de inscrição : 22/03/2008

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyQua 18 Nov 2009, 05:33

Moon tb rolas de montain?

Kite land board... tb?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.portugaldeskate.com
MrMoon

MrMoon


Número de Mensagens : 25
Idade : 41
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : Carving, Freeride, DH
Data de inscrição : 13/11/2009

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyQua 18 Nov 2009, 04:57

Guivans,

Obrigado pela dica do molde.

Quanto à gramagem vou ter que te dizer depois porque para te ser honesto não me lembro. Sei que é um valor baixo pois etá tive de pôr resina de carbono a ser absorvida pela madeira para que esta não retirasse resina da fibra.

Quando eu digo fibra aplicada na diagonal é exactamente o que tu dizes, a tela é tecida a 90º e aplicada longitudinalmente.

Eu tambem quero esta tábua sem torque por isso é que a fibra vai na diagonal e a uni-direccional na parte de baixo vai para servir como amortecedor. Quanto mais força eu aplicar mais ela tenta voltar ao ponto de origem. A vantagem é que que como so funciona na direcçao da prancha nao aumenta a rigidez nem diminui o flex enquanto nao a torceres, ou seja, está ali à espera de ser utilizada.

Vou dar uma olhada nos links que mandaste e volto a dar noticias.

Vou tambem tentar tirar umas fotos ao material que estou a utilizar para ficar o registo, mas como já disse antes tenho de cravar uma máquina para o fazer....

Um Abraço,
MrMoon
Ir para o topo Ir para baixo
Guivans
I support LBZ
Guivans


Número de Mensagens : 2875
Data de inscrição : 03/06/2008

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyTer 17 Nov 2009, 19:32

http://thinairpress.blogsome.com/building-a-pool-board-foam-mold/
Ir para o topo Ir para baixo
Guivans
I support LBZ
Guivans


Número de Mensagens : 2875
Data de inscrição : 03/06/2008

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyTer 17 Nov 2009, 19:30

Boas MrMoon....tópico bem interessante que para aqui trazes!
É muito fixe estares numa de desenvolver este projecto...acho que pode sair daí qualquer coisa de muito interessante.

Já utilizei carbono numa tábua que pecou por alguma flexibilidade torsional (o propósito que eu queria precisava de zero torção), mas ainda não me lancei nas construções com saco de vácuo.
Essas são precisas algum investimento inicial, e não vi ainda justificável.

Mas voltando ao teu tema, e só para esclarecer, essa camada diagonal que falas é obviamente uma tela com fibras a 90º, mas que vais dispor a 45º com a longitudinal do skate, certo?
Nunca utilizei balsa, pelo que não tenho base nenhuma de conhecimento sobre esse material, mas qual é a gramagem dos pré-impregnados que vais utilizar?

Em relação ao molde do skate, visto que vais utilizar uma autoclave, uma boa opção é seguires este método, que é como eles fazem com este kit...

http://www.roarockit.com/


Tens vários vídeos que podes ver se tiveres para aí virado...
Entretanto, não sei se a espuma que eles utilizam como molde é a Styrofoam, mas esta é utilizada por muita gente que utiliza vácuo nas construções.
Facilmente a encontrarás numa casa da especialidade, e tenho ideia que muitos arquitectos a utilizam para modelos. Não será difícil arranjares por aí...
A ideia é basicamente criares o "negativo" do teu skate, do côncavo e/ou câmber, sobre o qual a madeira e as fibras se "torcem" quando no vácuo...

Vai metendo ai info da coisa...

E boa sorte...
Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
MrMoon

MrMoon


Número de Mensagens : 25
Idade : 41
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : Carving, Freeride, DH
Data de inscrição : 13/11/2009

Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyTer 17 Nov 2009, 16:26

Gonças,

Dou-te toda a razão no que diz respeito ao bamboo, para ser honesto comecei a fazer isto porque sou curioso....

No que diz respeito a peso acho que ias ficar surpreendido porque o contraplacado é muito fino e a fibra que eu uso não é fibra normal, eu estudo Engenharia Mecanica de Competiçao e o nosso lab está ao nivel da F1 porque nós construimos carros de Formula Student, Formula Ford e Hovercraft F3 por isso apostamos muito em compositos de primeira linha.

A fibra que eu uso é pré-embebida em resina e depois congelada, depois de ser aplicada no molde é selada em vacuo. Este processo faz com que não haja excessos de resina na fibra, que é onde normalmente se encontra o peso desnecessário.

Em relação a resistencia é uma maravilha porque tem alguma memória elástica, ou seja, quando verga volta rápidamente ao ponto de origem.

Estou a ver-me um pouco aflito para fazer o molde do concave e do convex porque tenho de manter o orçamento abaixo da dervish original e não quero fazer um molde de CNC. Se tiveres alguma ideia por favor partilha.

É porreiro aparecer malta com ideias...

Vai dando umas dicas que toda a ajuda é bem-vinda.

Abraço,
MrMoon
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
Anonymous



Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono EmptyTer 17 Nov 2009, 15:34

HI TECH!

Tou a gostar da conversa! autoclave... ainda sai dai uma asa para aviao

Tambem ja tinha pensado em balsa mas numca a apliquei.

De facto e um desafio engracado tentar fazer um skate mais leve que a dervish, flexivel e resitente.
Depende que tipo de plywood usas, mas o bamboo em v lam e a chave da dervish... e na minha opiniao nem tanto a fibra
Mas eu acho que se pode obter quase o mesmo efeito talvez um pouco mais pesado ja q usas o tal contraplacado, a minha recomendacao seria para que trabalhes bem o concavo e camber da tabua, isso vai dar muito jogo e resistencia mecanica a tabua.


cool
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dervish em carbono Empty
MensagemAssunto: Re: Dervish em carbono   Dervish em carbono Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dervish em carbono
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» AJUDA em carbono
» Nova tabua da INSECT em nanotubos de carbono...
» Categoria Downhill Skateboarding
» Dervish Deck
» Dervish (Iniciante)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
LONGBOARDERZ :: LONGBOARDING :: Longboard building-
Ir para: