Boas pessoal...
O seguinte método não ambiciona ser o que melhor performances alcança, mas conseguem-se resultados muito satisfatórios, com um procedimento simples, barato e rápido...
Ja ha algum tempo que faço a limpeza desta forma, e continuo a utilizar rolamentos com mais de 2 anos, que continuam a girar muito bem, mesmo em comparação com rolamentos novos ou que tratados com produtos próprios...
Por isso vamos ao metodo em si:
1 - Começa-se por tirar os rolamentos das rodas, utilizando uma chave de fendas, e coloca-se esta de forma perpendicular ao perimetro interior dos rolamentos. De seguida, com umas pancadas secas, compensando de um lado e do outro, consegue-se extrair os rolamentos sem dificuldade alguma.
2 - O objectivo seguinte é extrair as capsulas protectoras...isto consegue-se com um x-acto, colocando-o entre a capsula de borracha e a parte exterior em metal. Cuidado para não estragar a cápsula protectora no entanto...depois exercendo um movimento na nossa direcção, "pop" e cápsula saiu...
Tirar todas as capsulas para que na proxima etapa a limpeza seja feita da melhor forma.
3- A etapa de limpeza é bastante simples. Pega-se nos rolamentos e nas cápsulas e mete-se tudo para dentro de um recipiente com gasolina...deixar durante umas horas(24 chega, e atenção para não prolongarem demasiado esta etapa!)
Apos passado este tempo, podem tirar os rolamentos e as capsulas da gasolina, limpá-los com um pano, deixá-los a secar um pouco e no entretanto tiram a gasolina suja que estava no recipiente, lavam este ultimo, e voltam a colocar nova gasolina no recipiente...
De seguida, passam rolamento a rolamento pelo recipiente com a nova gasolina, e tentem gira-lo enquanto dentro do recipiente para sair os restos que residem ainda no interior. Peguem em cada rolamento, após esta breve passagem pela gasolina, e girem-no nas vossas maõs, de forma a retirar o excedente de gasolina...repetir este passo para todos os rolamentos!
Com as cápsulas, é tirá-las e limpar com um pano...
O objectivo final é algo parecido...
4 - Antes da etapa 5, enrolem um cigarrinho e fumem-no com muito prazer...
5 - Agora vem a montagem das borrachas e lubrificão final...
Antes de montar, atenção a uma coisa...por vezes, aquando a etapa de retirar as borrachas dos rolamentos, elas acabam por torcer um pouco...por isso antes de as montarem, peguem num martelo plano e exerçam pressão por forma a que todas elas fiquem direitas.
Peguem de seguida apenas em 8 borrachas, e coloquem uma por rolamento, de forma a que todos eles tenham um lado com borracha e outro sem...
Agora é colocar umas gotas de óleo fino, por volta de umas 5 a 8 por rolamento...ou podem cobrir mesmo a superfície interna com óleo, que assim garantem uma melhor protecção no caso de andarem em molhado...
A seguir, coloca-se a outra borracha que falta, e ai têm...rolamentos lubrificados, limpos, um tempinho de bricolage despendido que faz bem a toda a gente...
Como nota final, há rolamentos com ambas as cápsulas em metal, que não se conseguem retirar...
Para estes o procedimento é idêntico...colocar em gasolina durante um tempinho, e de seguida colocar as gotas de óleo sobre os rolamentos e esperar que a gravidade faça o resto. Aguardem um pouco, e depois girem-nos nas mãos, mas desta vez de forma paralela ao chão, com a face que levou óleo para cima, para permitir que mais óleo entre para dentro do rolamento...
Voi la....