LONGBOARDERZ
LONGBOARDERZ
LONGBOARDERZ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 BUTTONS_HOMEPortalInícioLBZ TVCampeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 BUTTONS_PHOTOSÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Campeonato Nacional de Downhill Skate

Ir para baixo 
+12
rokness
Oliveira
Gon Martins
gabe
z-dog
Guivans
Danielmachado
OLD
IRONHIDE
goblyn
Insight
Nuno42
16 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem
OLD
I support LBZ
OLD


Número de Mensagens : 2331
Idade : 50
Data de inscrição : 03/06/2008

Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Campeonato Nacional de Downhill Skate   Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 EmptyTer 20 Set 2011, 17:26

Já agora, aquilo que mencionas como formato tradicional, que suponho sejam eliminatórias, também não acho muito justo, pois é como dizes uma queda e lixa tudo, o que defendo é mesmo a média das várias runs, e todos a partirem de forma igual, sem vantagem nem desvantagens.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vimeo.com/old
OLD
I support LBZ
OLD


Número de Mensagens : 2331
Idade : 50
Data de inscrição : 03/06/2008

Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Campeonato Nacional de Downhill Skate   Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 EmptyTer 20 Set 2011, 17:23

Há que ver as coisas com bom senso, não podemos por 14 riders numa estrada de 5 metros de largura, é certo que vai dar queda, mas se estiver definido uma margem mínima de largura por rider aí já é outra história.

e sinceramente acho mais justo todos partirem em igualdade de circunstancias em todas as runs e no fim calcular a média dos pontos para achar o vencedor do que ter pessoas a partirem com clara vantagem em relação aos últimos da grelha.

Acho que a qualidade de um rider se vê pela consistência, e as médias servem para isso mesmo, aliás um campeonato é medido por médias, então as provas também faz todo o sentido que sejam.

Claro que com esta posição estou um pouco a defender os riders que como eu não andam naturalmente lá pela frente, e é como o Daniel diz se já é para partir com desvantagem então nem vale a pena competir, é mais para curtir a descida, se houver igualdade de circunstâncias se calhar até vamos nos esforçar mais à espreita dum descuido dos mais pros, ou então tem que se criar dois niveis, pros e amadores.

Para mim, é simples, a igualdade de circunstâncias favorece a competição, dar vantagem a alguém numa corrida por mínima que seja não faz muito sentido.

na F1 e no motociclismo até pode fazer sentido, há outros factores que convergem para que assim seja, aqui se tivesse que votar, votava não.

vamos lá pessoal, queremos mais opiniões, vocês sabem quem são, manifestem-se.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vimeo.com/old
Nuno42

Nuno42


Número de Mensagens : 515
Idade : 37
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : dh inline, dh skate
Data de inscrição : 14/08/2009

Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Campeonato Nacional de Downhill Skate   Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 EmptyTer 20 Set 2011, 16:49

Danielmachado escreveu:
Eu acho que o sistema de F1 vai tirar competividade porque alguém nos 3 primeiros que já tenha lugar assegurado então tanto ele como os outros já não com aquela intenção de ganhar, já vão apenas porque sim porque sabem que não há hipotese, tudo bem que dá mais oportunidade aos riders de mostrarem se são bons ou não mas como o OLD disse os acidentes também fazem parte, ás vezes corre mal outras vezes corre bem, embora assim haja menos runs haveria muito mais hipoteses de outros ganharem, como aqueles que têm menos experiência como eu, e deste modo qualquer rider iria sentir se muito mais motivado a competir do que se fosse como o modelo F1, se eu participar numa corrida onde já sei quem vai ganhar (falo como se fosse modelo F1) então eu não iria com a mesma "intenção de competição" iria para fazer uma descida e divertir-me e falo por qualquer rider acho eu quando digo que todos gostamos de sentir a vitória nem que seja apenas por 10 segundos ... Com o modelo normal uma pessoa sabe que já tem muito mais hipoteses de conseguir algo ...

Em relação a isso tens que pesquisar mais, ver mais corridas, seja de skate ou de motas, carros, pé cochinho etc... Ninguém em nenhuma competição tem o lugar assegurado por partir à frente. Isso já está mais que provado em todos os tipos de competição, nem faz sentido pensar assim. O melhor atleta naquele momento pode partir de ultimo que consegue chegar em primeiro. O sistema que se usa aqui faz com que mesmo que se caia numa run, se possa recuperar.

Volto a dizer, o Pernes partiu de ultimo no caramulo e passado um bocado estava em segundo... a distância nem era assim muita nesta parte inicial... achas mesmo que isso tira a 'intenção de ganhar' a alguem? ehehe

Por um lado ouvi algumas vozes dizerem que 14 riders ao mesmo tempo era inseguro... por outro lado vejo o Pedro a dizer que os acidentes fazem parte, por isso a grelha alinhada é melhor Very Happy isso tem que ser coerente... se os acidentes fazem parte 14 riders é na boa...

Volto a dizer, não entras numa corrida destas a saber quem vai ganhar... porque se cairem todos quem ganha és tu. No formato tradicional eras simplesmente eliminado na primeira run se te calhasse um dos melhores riders, achas que é justo?

Se tivesses ido a uma corrida com o formato tradicional e uma com o formato gp percebias a diferença, isso que estás a dizer não corresponde à verdade Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno42

Nuno42


Número de Mensagens : 515
Idade : 37
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : dh inline, dh skate
Data de inscrição : 14/08/2009

Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Campeonato Nacional de Downhill Skate   Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 EmptyTer 20 Set 2011, 16:43

OLD escreveu:
Bem, depois de ter lido este post e também o do Facebook sobre o formato das corridas, e achando que aqui é o melhor sitio para o debater, venho contrariar algumas opiniões sobre o formato a adoptar.

Para mim, este sistema tipo F1 em que há uma grelha de partida não faz sentido por um motivo muito simples, dá de imediato vantagem a quem arranca à frente, e pessoalmente acho isso um pouco "injusto".

Considero que todos devem partir em igualdade de circunstancias, e deve-se adaptar as runs em função dos números de participantes e largura da estrada de modo a garantir a segurança de todos mas ao mesmo tempo garantir competitividade, ou seja se tivermos por exemplo 16 riders, mediante a largura da estrada podem ser feitas 4 runs de 4, ou 2 de 8.

Podemos por exemplo definir uma largura por rider, por exemplo 1 metro, parece-me suficiente para dar ao pé sem tocar em ninguém, e assim se a estrada tiver 8 metros = 8 riders na partida, claro que isto pode sempre originar pequenos acidentes no arranque, mas isso faz parte, também acontece noutros desportos.

seria bom avançarmos com este debate para se chegar a algum compromisso e podermos todos em conjunto elaborar algumas regras de forma democrática.


Finalmente algum input, tem-se feito tanta coisa e ninguém diz nada...

Pedro, este sistema foi criado exactamente para ser mais justo, coisa que não acontece com o formato tradicional. Como já foi muito explicado, o formato tradicional elimina cegamente, por vezes por um azar. Ou seja, o melhor rider naquele dia pode ser eliminado porque alguem veio contra ele, porque se atrapalhou a dar ao pé etc etc... pode até ficar em ultimo por qualquer destes motivos. Com este sistema isso não acontece. Todos os riders têm muitas oportunidades de mostrar o que valem, podem cair numa ou ter azares , mas têm mais o oportunidades, e isto é que é justo. Acho que todos concordamos que não queremos que as corridas tenham um factor sorte muito grande, ainda que, obviamente exista sempre. Exactamente neste ponto que o formato tradicional tem outra desvantagem, o factor aleatório. Ou seja, as posições nas runs são sorteadas. Por exemplo, por acaso vão os 4 melhores riders para uma run de 4, 2 dos melhores são logo eliminados e ficam nos ultimos lugares, isto é justo? ou seja, temos logo ali uma final antecipada. Outro exemplo, um rider médio que calha em runs com riders abaixo do nivel dele sempre, pode chegar à final mas na verdade não tem nivel para estar lá, enquanto que outros melhores foram eliminados, é justo?

Em relação à vantagem de partir à frente ou atrás, eu diria que não é assim de todo. O pernes partiu de ultimo numa run depois de cair e passado a parte inicial do traçado estava em segundo. Isto para dizer que um bom rider pode partir de ultimo mas se tiver que ser ganha a corrida. Além disto, e falando de justiça, a grelha é definida a partir da qualificação. Ou seja, quem parte à frente, fez o melhor tempo, sendo assim, é justo que parta à frente, digo eu... como em tudo na vida...

Ou seja, imaginando que um rider cai numa corrida, parte de ultimo na próxima, mas ganha essa, na próxima já parte em primeiro. Não é justo? Merece que o esforço seja recompensado. A grelha é f1 é apenas um sistema que aumenta a segurança. A vantagem real não é assim tão grande... Mas simplesmente cada um tem espaço para dar ao pé... dar ao pé alinhados é muito menos seguro... e pode originar situações chatas...

Eu gostava de ver mais democracia, mais pessoas a intervirem, a comentarem, tenho visto é muita passividade. Antes não havia corridas reclamavam, agora há muitas corridas, nem chegam a reclamar, passa tudo ao lado... Very Happy Mas pronto, só fazem falta os que cá estão Very Happy





Ir para o topo Ir para baixo
Danielmachado




Número de Mensagens : 286
Idade : 30
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : Downhill, Side
Data de inscrição : 27/11/2009

Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Campeonato Nacional de Downhill Skate   Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 EmptyTer 20 Set 2011, 15:47

Eu acho que o sistema de F1 vai tirar competividade porque alguém nos 3 primeiros que já tenha lugar assegurado então tanto ele como os outros já não com aquela intenção de ganhar, já vão apenas porque sim porque sabem que não há hipotese, tudo bem que dá mais oportunidade aos riders de mostrarem se são bons ou não mas como o OLD disse os acidentes também fazem parte, ás vezes corre mal outras vezes corre bem, embora assim haja menos runs haveria muito mais hipoteses de outros ganharem, como aqueles que têm menos experiência como eu, e deste modo qualquer rider iria sentir se muito mais motivado a competir do que se fosse como o modelo F1, se eu participar numa corrida onde já sei quem vai ganhar (falo como se fosse modelo F1) então eu não iria com a mesma "intenção de competição" iria para fazer uma descida e divertir-me e falo por qualquer rider acho eu quando digo que todos gostamos de sentir a vitória nem que seja apenas por 10 segundos ... Com o modelo normal uma pessoa sabe que já tem muito mais hipoteses de conseguir algo ...
Ir para o topo Ir para baixo
OLD
I support LBZ
OLD


Número de Mensagens : 2331
Idade : 50
Data de inscrição : 03/06/2008

Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Campeonato Nacional de Downhill Skate   Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 EmptyTer 20 Set 2011, 15:19

Bem, depois de ter lido este post e também o do Facebook sobre o formato das corridas, e achando que aqui é o melhor sitio para o debater, venho contrariar algumas opiniões sobre o formato a adoptar.

Para mim, este sistema tipo F1 em que há uma grelha de partida não faz sentido por um motivo muito simples, dá de imediato vantagem a quem arranca à frente, e pessoalmente acho isso um pouco "injusto".

Considero que todos devem partir em igualdade de circunstancias, e deve-se adaptar as runs em função dos números de participantes e largura da estrada de modo a garantir a segurança de todos mas ao mesmo tempo garantir competitividade, ou seja se tivermos por exemplo 16 riders, mediante a largura da estrada podem ser feitas 4 runs de 4, ou 2 de 8.

Podemos por exemplo definir uma largura por rider, por exemplo 1 metro, parece-me suficiente para dar ao pé sem tocar em ninguém, e assim se a estrada tiver 8 metros = 8 riders na partida, claro que isto pode sempre originar pequenos acidentes no arranque, mas isso faz parte, também acontece noutros desportos.

seria bom avançarmos com este debate para se chegar a algum compromisso e podermos todos em conjunto elaborar algumas regras de forma democrática.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vimeo.com/old
IRONHIDE

IRONHIDE


Número de Mensagens : 335
Idade : 47
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : carvi, dh
Data de inscrição : 24/08/2010

Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Campeonato Nacional de Downhill Skate   Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 EmptyTer 20 Set 2011, 05:40

Dado o problema apresentado, das hipoteses existentes,na minha opiniao,a hipotese apresentada; essa conclusão preliminar podera talvez possivelmente ser a conclusão final.

Espero que tenha sido elucidatorio, claro e construtivo.
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno42

Nuno42


Número de Mensagens : 515
Idade : 37
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : dh inline, dh skate
Data de inscrição : 14/08/2009

Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Campeonato Nacional de Downhill Skate   Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 EmptySex 16 Set 2011, 03:24

Tenho andado a pensar como seria o formato gp numa corrida com mais riders do que temos tido agora, e cheguei a uma conclusão preliminar...

Uma opção...

Com 100 riders não é possível fazer o formato gp tradicional, ou seja, por exemplo, 14 riders em qualificação ao mesmo tempo e 14 riders em corrida também da mesma forma.

A qualificação passa a ser tirada através de treinos cronometrados, 3 mangas de treinos cronometrados para cada rider, no fim fazemos a média e temos as posições da qualificação. Para poupar tempo temos um sistema de cronometragem que possibilida aos riders sairem com intervalos de 1 minuto, por exemplo.

Os primeiros 7 passam directamente para a final, os outros 7 são apurados , em quartos, meias, etc dependendo do número de participantes.
Desta forma mesmo quem teve uma má qualificação tem sempre hipótese de chegar à final e ganhar as corridas.

Imaginemos que o numero total de riders são 30… 7 vão directamente para a final, 9 para a meia, e ficam 14 para disputar os lugares nos quartos.

Uma das vantagens deste sistema é que não tem limite de riders, podem ser 200 até Very Happy

Sendo assim temos uns quartos de final com 14 riders ( desde o 14º até ao 30º na qualificação) Dos quartos passam 5 para a meia…

A meia final desenrola-se com os 9 apurados da qualificação mais os 5 da meia. Passam 7 para a final. Na final temos 7 apurados directamente da qualificação e 7 da meia.

Depois de termos a final fazemos 3 ou 4 corridas, tiramos a média no fim e temos os vencedores. O problema deste sistema é que exige mais meios, mais tempo. Mas é como tudo… quando atingirmos números maiores de riders por corrida , isto tem que evoluir… o ideal seria fazer muitas destas etapas ao sábado.

Com este sistema mantem-se a justiça do formato gp, ajustado a um número maior de riders. Very Happy

Opiniões e criticas construtivas são sempre benvindas Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno42

Nuno42


Número de Mensagens : 515
Idade : 37
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : dh inline, dh skate
Data de inscrição : 14/08/2009

Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Campeonato Nacional de Downhill Skate   Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 EmptyTer 13 Set 2011, 10:52

Obrigado pelas palavras e pela correcção Very Happy ja mudei Very Happy

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
goblyn




Número de Mensagens : 41
Data de inscrição : 22/05/2009

Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Campeonato Nacional de Downhill Skate   Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 EmptyTer 13 Set 2011, 09:03

Insight escreveu:
ah ah es um espetaculo...
As coisas a começarem a compor-se.. :p

É um espetaculo pela iniciativa ou por ganhar tudo ? Cool

Agora a serio, Nuno estas de parabéns por tudo o que tens feito, tens mostrado uma paixão por este desporto impressionante.

Ainda não tive, com muita pena minha, a oportunidade de participar em nenhum evento mas certamente irei começar a aparecer nos próximos.

Para terminar, na tabela o joao martins ficou em 2º na OSSA o que corresponde a 18 pontos mas no total tem 15...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Insight

Insight


Número de Mensagens : 589
Idade : 46
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : Aprender
Data de inscrição : 21/08/2009

Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Campeonato Nacional de Downhill Skate   Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 EmptyTer 13 Set 2011, 06:18

ah ah es um espetaculo...
As coisas a começarem a compor-se.. :p
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno42

Nuno42


Número de Mensagens : 515
Idade : 37
Modalidade Favorita (carvi, slide, dh,etc) : dh inline, dh skate
Data de inscrição : 14/08/2009

Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Campeonato Nacional de Downhill Skate   Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 EmptyTer 13 Set 2011, 04:42

E assim vai o campeonato depois de quatro corridas... Very Happy

Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 Classificaocampeonatola

O sistema de pontos adoptado foi o da f1 Very Happy

1st : 25 points
2nd : 18 points
3rd : 15 points
4th : 12 points
5th : 10 points
6th : 8 points
7th : 6 points
8th : 4 points
9th : 2 points
10th : 1 point

Se houver algum erro nos skates digam que eu corrijo Smile



Última edição por Nuno42 em Ter 13 Set 2011, 10:51, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Campeonato Nacional de Downhill Skate   Campeonato Nacional de Downhill Skate - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Campeonato Nacional de Downhill Skate
Ir para o topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
 Tópicos semelhantes
-
» FINAL CIRCUITO NACIONAL DE SKATE
» CARAMULO DOWNHILL SKATE
» compro skate para downhill!
» Corrida Downhill Skate Penafiel

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
LONGBOARDERZ :: GERAL :: Discussão geral...-
Ir para: